14 99620.7345

R2R Engenharia

Confira como são definidas as bandeiras tarifárias e o que impacta no valor da conta de luz

A partir de junho, eventuais acionamentos de bandeiras vermelhas poderão gerar custos ainda maiores. Uma vez que a  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está discutindo uma proposta preliminar que aumentaria os valores adicionais gerados pelo mecanismo de bandeiras.

Por essa proposta, que está em consulta pública até meados de maio:

  1. a bandeira vermelha nível 1 ficaria 10% mais cara (a 4,599 reais por cada 100kwh), enquanto
  2. a vermelha nível 2 avançaria 21% (para 7,571 reais a cada 100kwh).
  3. Já a bandeira amarela poderia ter redução de quase 26% (para 0,996 real).

O que são e como funcionam as bandeiras tarifárias?

O mecanismo de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o intuito de sinalizar aos consumidores sobre os custos extras de geração de eletricidade. Assim, a agência reguladora sinaliza no preço, induz a redução de consumo e penaliza com aumento da conta de luz.

Dado que nossa matriz elétrica é predominantemente hídrica, as estiagem provocam redução do nível dos reservatórios das hidrelétricas. Além disso, exigem o despacho mais frequente das termelétricas mais caras. Dependendo do volume de energia necessário das termelétricas, podemos ter as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2.

Em todo o primeiro trimestre deste ano, as contas de luz tiveram custo adicional de 1,343 real a cada 100 kilowatts-hora consumidos. Esse aumento aconteceu devido ao acionamento da bandeira amarela.

O que fazer para se proteger das bandeiras tarifárias?

Uma das soluções que muitos consumidores adotaram é a geração própria de energia elétrica. Com a redução dos preços das placas solares, muitos consumidores passaram a produzir sua própria energia em seus telhados.

A SUSTEM, empresa especializada em energia solar em BAURU, oferece grandes oportunidades aos consumidores residenciais, comerciais e industriais de BAURU E REGIÃO. Dessa forma, os consumidores podem diminuir em até 95% o valor de sua conta de luz sem se preocupar em bandeiras tarifárias e ainda contribuir para o meio ambiente.