14 99620.7345

R2R Engenharia

Painéis de energia solar (Foto: reprodução)

Dentro de um painel solar, você encontrará um arranjo organizado de células solares feitas de duas fatias finas de material (geralmente silício), com cargas elétricas opostas. Conforme o Sol brilha na célula, os fótons (pacotes minúsculos de energia luminosa) eliminam os elétrons dos átomos de silício, no que é conhecido como efeito fotoelétrico. O fluxo de elétrons resultante forma uma pequena corrente elétrica em cada célula.

Outra forma de capturar a energia do Sol é convertê-la em calor. Centrais de energia térmica solar de concentração, por exemplo, usam espelhos e lentes para refletir e focalizar a luz solar para aquecer água ou outros líquidos. O calor resultante é usado para fornecer água quente para residências e empresas, ou para acionar uma turbina para gerar eletricidade.

A desvantagem da energia solar? Só pode ser gerada durante o dia. Isso significa que ele precisa ser usada junto com outras fontes de energia – ou armazenado – a fim de fornecer um fornecimento constante de eletricidade dia e noite.

No entanto, como uma forma de energia renovável limpa, versátil e cada vez mais acessível, a energia solar está destinada a conquistar o mundo. Os painéis solares atualmente produzem apenas 2,7 por cento da eletricidade mundial, mas nossa capacidade total de geração de energia solar deve mais do que triplicar na próxima década.

Fonte: https://www.meionorte.com/curiosidades/como-a-energia-solar-realmente-funciona-417285